domingo, 29 de janeiro de 2012

O Brasileirão não é um campeonato ofensivo

Em textos anteriores, falei sobre um clichê que a imprensa esportiva repete à exaustão: o Brasileirão é um dos mais equilibrados do mundo. Estatisticamente, ficou claro que, de fato, nenhum campeonato importante teve mais equilíbrio que o nosso nos últimos anos.

Agora, abordo outro clichê sobre o Brasileiro: o de que a Série A é muito ofensiva. Neste caso, o “consenso” da imprensa é falso.

Não é difícil comprovar isso. Basta fazer um ranking das médias de gols dos 20 principais torneios de clubes do mundo (18 campeonatos nacionais e 2 interclubes) na última temporada:

Pos
Campeonato
Gols/Jogos
1
Holandês
3,225
2
Alemão
2,922
3
Liga dos Campeões
2,840
4
Japonês
2,827
5
Inglês
2,797
6
Mexicano
2,778
7
Espanhol
2,742
8
Turco
2,739
9
Coreano
2,720
10
Brasileiro
2,676
11
Libertadores
2,675
12
Belga
2,646
13
Norte-Americano
2,564
14
Escocês
2,557
15
Ucraniano
2,533
16
Italiano
2,513
17
Português
2,433
18
Francês
2,342
19
Grego
2,200
20
Argentino
1,963
*Dados referentes à temporada 2011 ou 2010/1, conforme o caso

Entre os 20 torneios considerados, o Campeonato Brasileiro fica exatamente no meio da tabela, em 10º lugar. Mais importante: perde para competições de alto nível técnico, como Espanhol, Inglês, Alemão e a Liga dos Campeões. Ou seja, a noção de que jogamos um futebol “alegre” e ofensivo é um mito – pelo menos em 2011.

No topo da tabela, o Holandês lidera disparado – resultado que também se verifica em outros anos, mostrando que, na verdade, é a Eredivisie o campeonato mais ofensivo do mundo. A Alemanha, em 2º lugar, também ratifica a condição de liga com mais gols, entre as “peso pesado”. O que surpreende é a alta média da Liga dos Campeões, torneio que, pelo formato e pela importância, tenderia a ser mais defensivo.

Na outra ponta da tabela, a surpresa é a última colocação do Campeonato Argentino, com uma patética média que não chega nem a 2 gols por jogo. Duas posições acima, o Francês aparece como o “grande campeonato” mais defensivo – e, diferentemente do estereótipo, normalmente é mesmo a Ligue 1 a mais retranqueira, e não o Campeonato Italiano (que, nesta temporada, também teve média fraca).

Futuramente, publicarei aqui rankings das médias dos últimos 10 anos, para verificar se a má colocação do Campeonato Brasileiro pode ser um “ponto fora da curva” ou se nosso futebol já deixou de ser tão “alegre” há muito tempo.

4 comentários:

  1. Neste caso, vejo esta parte da matemática como enganosa. Por incrível que pareça, o líder é o Holandês, que tem um campeonato fraco. Quer dizer, não é necessariamente ofensivo, mas as defesas costumam ser extremamente ruins. Lembre que Afonso Alves (aquele da Seleção Brasileira que brigava com cones para ver quem era pior) marcou 7 vezes em um jogo...

    ResponderExcluir
  2. Caro,
    Concordo em parte com você. A média de gols não tem nenhuma relação com a qualidade técnica de um campeonato, e também é verdade que a falta de qualidade das defesas contribui para a média alta. No entanto, deve-se lembrar que as defesas na Grécia, Escócia e Portugal (para citar alguns exemplos) são igualmente ruins, e a média nesses países está longe de ser alta.

    ResponderExcluir
  3. E vê-se que, não adianta as iniciativas que a FFF tenha tomado nos últimos anos pra aumentar o número de gols, o Campeonato Francês continua com média baixa. Acho a Ligue 1 excelente e a mais divertida de todas em termos de briga pelo título, equilíbrio, surpresas, etc, só pena o baixo número de tentos. Assim como o Tomaz já frisou, surpreende-me a baixa média em países que têm times que despontam fácil, como Escócia, Grécia e Portugal (fenômeno que não se repete na Holanda). A tendência natural nesses países seria que a discrepância entre os grandes e os pequenos gerasse goleadas que elevariam as médias, porém isso não ocorre, muito provavelmente pelo baixo nível dos times menores que jogam entre si (e que compõem a grande maioria dos jogos).

    ResponderExcluir
  4. Nice and very informative. I am studying this problem and I must say that your article has helped me a lot.

    ResponderExcluir