sábado, 10 de dezembro de 2011

Confrontos intercontinentais no Mundial de Clubes

Neste mês, está em disputa mais uma edição do Mundial de Clubes da Fifa. Aproveitando a deixa, fiz um levantamento dos resultados de todos os jogos já disputados no torneio (Copa Intercontinental inclusive). Vejamos como são os resultados dos confrontos entre times de diferentes continentes:

Continente 1
V1
E
V2
Continente 2
América do Sul
32
14
25
Europa
Concacaf
3
2
2
Ásia
Ásia
5
0
2
Oceania
Europa
3
2
0
Concacaf
América do Sul
5
0
0
Ásia
Europa
4
0
0
Ásia
América do Sul
2
0
1
África
Ásia
2
1
0
África
Concacaf
3
0
0
Oceania
Europa
2
0
0
África
América do Sul
2
0
0
Concacaf
África
2
0
0
Concacaf
Europa
1
0
0
Oceania
América do Sul
1
0
0
Oceania
Oceania
1
0
0
África
*Confrontos decididos nos pênaltis são contados como empates

Contabilizando o aproveitamento de cada continente no torneio, os resultados são os seguintes:

Continente
V
E
D
%
América do Sul
42
14
26
74%
Europa
35
16
32
49%
Concacaf
6
4
9
39%
Ásia
9
3
14
38%
África
3
1
7
30%
Oceania
3
0
10
23%
*Para o cálculo do aproveitamento, considera-se 3 pontos por vitória e 1 por empate

Nas duas tabelas, chama a atenção a significativa vantagem da América do Sul sobre a Europa, em termos de aproveitamento. Isso é surpreendente, já que os times dos dois continentes têm o mesmo número de títulos. Entre os outros continentes, Concacaf e Ásia têm os melhores índices, mas os times asiáticos são favorecidos por jogarem em casa e por enfrentarem molezas na fase preliminar do Mundial. Se considerarmos só jogos entre Ásia, África e Concacaf, vemos que as três confederações praticamente empatam.

Nos confrontos contra “terceiros”, europeus e sul-americanos têm retrospecto quase perfeito. Em 12 jogos, os times da Europa só tropeçaram 2 vezes – empates de Manchester United e Real Madrid contra o Necaxa no Mundial de 2000. Já a América do Sul só não ganhou 1 em 11 partidas: o fiasco do Internacional contra o Mazembe, em 2010.

Todos esses dados trazem algumas curiosidades interessantes, mas está claro que o torneio interclubes não serve para medir a força relativa dos continentes. Além das dúvidas sobre o nível de motivação dos europeus, o fato é que o número de confrontos (no máximo 1 por ano entre cada par de continentes) é muito pequeno para que se possa fazer uma avaliação séria. Afinal de contas, em 1 jogo, tudo pode acontecer – até o Mazembe ganhar do Inter, ou o Santos vencer o Barcelona.

Um comentário:

  1. Correto. Isso tudo inviabiliza completamente qualquer tentativa de fazer um "ranking" mundial de clubes, que poderia ser até um objetivo interessante deste blog. Mesclar em um mesmo "pacote" times que disputam torneios diferentes é complicadíssimo. Até tenho ideias para unir os europeus entre si contando os campeonatos e copas nacionais, tentando dar pesos com o mínimo de subjetividade, mas agora unir com os sulamericanos é inviável, impossível não cair na subjetividade ao comparar os torneios nacionais. Em relação ao tema em si, a vantagem dos sulamericanos é que eles jogam a vida nesse jogo, enquanto que os europeus já a jogaram na final continental.

    ResponderExcluir